top of page

Psicoterapia Ericksoniana

A Psicoterapia Ericksoniana é uma forma de terapia breve, voltada para a solução e promoção das mudanças baseadas nas necessidades do paciente. Uma das técnicas utilizadas com bastante êxito é a hipnose ericksoniana, que consiste em um transe natural, facilitando a modificação dos padrões psicológicos inadaptados.

Ela é utilizada com bastante êxito no tratamento de: ansiedade, autoestima baixa, controle de hábitos, depressão, disfunções sexuais, fobias diversas, obesidade, psicossomática, relacionamentos etc. 

Elaborado e publicado por ActInstitute Brasil

Publicado em 24 de abr de 2017

O Dr. Milton H. Erickson foi um psiquiatra americano que se tornou conhecido por um trabalho inédito, o de associar a hipnose às psicoterapias.
Criou uma nova abordagem de tratamento, que é a Terapia Estratégica (hoje mais comumente denominada de Terapia Ericksoniana) em que trabalhava em cima do sintoma do paciente através de induções hipnóticas naturalistas, na forma em que a pessoa criava o problema a si mesma. Ao longo de sua carreira, obteve excelentes resultados no tratamento de casos diversos como depressões, fobias, problemas sexuais, doenças psicossomáticas e outros.

 

A abordagem Ericksoniana

 

A Psicoterapia Ericksoniana é uma forma de terapia breve, voltada para a solução e promoção das mudanças baseadas nas necessidades do paciente. É uma abordagem ativa, onde o terapeuta identifica as disfunções e planeja as intervenções para atingir os objetivos estabelecidos com o paciente. É voltada para solução dos problemas apresentados, focada no presente e orientada para o futuro. É uma abordagem naturalística, onde o terapeuta utiliza e focaliza as habilidades e potenciais naturais de cada um. Essas habilidades e potenciais são individuais e por isso são respeitados e tratados como únicos. Daí ela se constitui como uma terapia diferente para cada indivíduo. Nada é imposto. As experiências pessoais são evocadas e guiadas com o objetivo de serem expandidas para que o cliente encontre, por si mesmo, a solução.
Uma das técnicas utilizadas com bastante êxito é a hipnose ericksoniana, que consiste em um transe natural, facilitando a modificação dos padrões psicológicos inadaptados.
Essa forma de atuar terapêutico foi desenvolvida a partir dos estudos da hipnose e das observações dos  efeitos terapêuticos  obtidos.  O  Dr . Erickson  passou  a  utilizar  os  comandos  hipnóticos sem a indução formal. Durante a sessão ele falava sobre diversos assuntos relacionados ao paciente e ia captando a atenção para que se desenvolvesse um transe leve e utilizava esses momentos para passar as informações relevantes. Dessa forma a terapia se tornava mais eficaz.
Apesar de ser considerada uma terapia breve, o tempo de duração do processo terapêutico varia de acordo com o paciente e o problema apresentado, que pode ser de algumas sessões a meses de trabalho.

 

A terapia no consultório

 

Normalmente a terapia é realizada no consultório com sessões semanais e duração de 50 min. A primeira sessão tem a finalidade de colher dados e conhecer a necessidade do cliente, mas mesmo na primeira sessão já podem ser trabalhadas algumas questões. Nas sessões subsequentes se dá continuidade ao processo, trabalhando as questões apresentadas anteriormente ou as trazidas naquele momento.
A Psicoterapia Ericksoniana é repleta de estratégias para auxiliar na promoção das mudanças e dentre elas destaca-se a hipnose. Nas sessões, a hipnose pode ser realizada de modo formal ou como exposto acima, de modo natural.
Embora possa haver emoções durante a sessão, na maioria das vezes o cliente sai de modo leve e sentindo-se mais capaz.

 

Algumas considerações

 

Pela sua versatilidade é a abordagem que norteia meu pensamento na psicoterapia. Posso dizer que minha maneira de pensar a terapia é pautada nos princípios que regem esta abordagem. Costumava dizer nas aulas que ministrava no Curso de Formação em Hipnose e Terapia Ericksoniana que, à medida que trabalhamos nesta abordagem, vamos incorporando sua filosofia e ficando cada vez mais automático planejar as etapas que compõem a psicoterapia.

bottom of page