top of page

Síndrome de Pânico

O Transtorno de Pânico ou Síndrome de Pânico é um transtorno de ansiedade que pode surgir, aparentemente, do nada. Ou seja, sem nenhum motivo identificado. Apesar de ser de curta duração, em média de 5 a 20 minutos, o mal-estar físico e psicológico é tão intenso que o indivíduo tem a sensação de que vai morrer. Entre os sintomas físicos temos: aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores, náuseas, secura na boca, dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto, dentre outros. Já entre os transtornos psicológicos há aumento do medo de ocorrer novamente (segunda crise), medo de ficar sem apoio (agorafobia), medo de estar sob ataque cardíaco, medo de morrer, medo de perder o controle, dentre outros. O horror produzido é tão intenso que as pessoas procuram evitar estar em situações em que ele possa ocorrer. Por isso, costumam não querer sair sozinhas e a permanecer o maior tempo possível em casa. Isso vai limitando tanto a vida que pode desenvolver depressão.

Como tratamento, muitas vezes se busca ajuda psiquiátrica. A medicação pode ser uma boa ajuda, mas a psicoterapia busca levantar a origem do problema e trabalhar as causas. Para isso, o uso do Brainspotting, EMDR ou hipnose, promovem a dessensibilização dos traumas que causam o transtorno. O tratamento, devido ao intenso sofrimento, pode ser iniciado já no primeiro atendimento. 

O pacote sugerido para esse tratamento é de dez sessões, tendo em vista a necessidade de trabalhar as causas e fortalecer o paciente para não ter mais essas crises. O valor total do tratamento pode ser parcelado em três vezes sem juros ou em até dez vezes com juros da operadora.

bottom of page